O que é a Osteoporose?

A osteoporose é o enfraquecimento dos ossos, podendo levar a diversas fraturas no corpo. É uma doença em que a genética pode predispor o desenvolvimento, mas outros fatores com obesidade, diabetes, desnutrição, uso de corticóides, artrite reumatóide também estão relacionados com o desenvolvimento da doença.

Não confunda artrose com osteoporose, clique no link a seguir para ler sobre artrose: o que é a artrose?

Como suspeita que você pode ter osteoporose? Como a osteoporose surge?

A osteoporose é uma doença silenciosa, ela não gera sinais de alarme, não causa dor. Um fato muito interessante é que a maioria das pessoas, em geral idosos, descobre osteoporose após uma fratura do osso por uma queda de baixo impacto, ou seja, ao tropeçar em casa ou na rua. Esse tipo de fratura pode ser perigoso, dependendo do local em que o osso quebrou, a cirurgia necessária pode ser complexa.

Mas falaram para você que a osteoporose dói, afinal, dói ou não?

Quando há uma osteoporose muito grave ocorrem muitas pequenas fratura em todo corpo e essas fraturas pode gerar dor, porém, isso não costuma ser frequente. A osteoporose, em geral, não causa dor então, se você não fizer o exame para diagnóstico não saberá se tem ou não.

Como é o diagnóstico da osteoporose?

O exame de densitometria óssea é o exame que faz o diagnóstico de osteoporose. Juntamente com ele, pedimos outros exames, como calcio e vitamina D para poder iniciar o tratamento

Como é o tratamento da osteoporose?

É baseado em suplementação de cálcio (o melhor é obtido através da alimentação: leite, queijo, iogurte, verduras verde escuras), reposição de vitmina D e uso de medicações para evitar a progressão desse enfraquecimento do osso, como: alendronato de sódio, risedronato, ibandronato, ácido zoledrônico, denosumabe, teriparatida ou romozosumabe

Como é a reavaliação do tratamento da osteoporose? O remédio é para a vida toda?

Não! No início do tratamento e dependo da medicação de escolha, a cada 5 ou 10 anos é feita uma pausa na medicação, chamada de “drug holiday”, pois também o excesso de uso desses remédio porque deixar o osso tão “acimentado” que ele quebra também com a mesma facilidade de quando estava fraco.

Se o tratamento ocorrer bem é necessário repetir a densitometria a cada 2 anos, além disso também precisamos olhar sempre a coluna pois as fraturas podem acontecer sem o paciente perceber, vindo a manifestar dor semanas ou meses após a fratura.

Faça ingesta de lacticínios, tome as medicações e faça atividade física esse trio de recomendações faz toda a diferença no tratamento da osteoporose.

2 comentários em “O que é a Osteoporose?”

1. Meu pai tava deitado, ao fica em pé disse que a perna dele tava travando nesse momento meu irmão só carregou ele trouxemos pro hospital perna dele quebrou do nada tão falando que e osteoporose tem sentido ele tem 67 anos…

1. Iara, com certeza deve haver uma investigação para osteoporose. É algo muito frequente de acontecer, tão frequente, que um relato como o seu praticamente indica que é sim osteoporose. Recomendo que procure um reumatologista para ajudar nesse tratamento, pois o risco de futuras fraturas é alto.
      Obrigada pelo seu comentário, qualquer dúvida é só continuar participando por aqui.