O que é a artrose ou osteoartrite?

A osteoartrite, conhecida popularmente com artrose, é uma das mais frequentes doenças que causam artrite (inflamação). Mas, cuidado, não confunda com a artrite reumatóide, é diferente!

A osteoartrite atinge a articulação como um todo. É um doença crônica, progressiva. De acordo com a evolução e gravidade, atinge meniscos, músculos, ligamentos, ossso e cartilagem articular. Os locais mais frequente são: mãos, coluna (onde forma o famoso bico de papagaio), quadril, joelhos e pés.

Human leg Osteoarthritis inflammation of bone joints

O que causa a osteoartrite/artrose?

São vários fatores, entre eles: inflamação, genética e sobrecarga mecânica, ou seja, excesso de peso ou uso excessivo das articulações, por exemplo. A artrose pode evoluir tanto, que muitas vezes, considerando joelhos e quadril, é necessário procedimento cirúrgico, chamado de Artroplastia.

Por que a artrote/osteoartrite dói tanto?

Existem várias camadas de proteção para que nossos ossos não batam entre sim, quando a doença acomete as articulações, ela compromete essas proteções, destrói e leva a muita dor local

A osteoartrite/artrose, principalmente de joelhos, é grande causa de incapacidades relacionadas ao trabalho e leva a um grande custo (financeiro e emocional) pessoal e social

Como tratar a artrose/osteoartrite?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que a vida saudável, ou seja, atividade física, alimentação adequada e controle do peso é essencial para o tratamento da artrose! O excesso de peso é fator muito importante de piora da doença e de não melhora também, principalmente quando falamos em artrose de joelhos

Nas crises de dor e inflamação, podemos optar por analgésicos simples ou opióides, antiinflamatórios, corticóides. Um antidepressivo, chamado duloxetina, também a aprovado para o uso na dor crônica.

O que se sabe atualmente é que nenhum medicamento se demonstrou eficaz, em relação aos danos estruturais que a artrose causa. O uso de glucosamina e condroitina, colágenos, mostraram, em poucos estudos, melhora no quadro de cor, sendo uma alternativas para o uso frequente de antiinflamatórios.

Nas artrose avançadas, com falha do uso de medicamentos e das medidas de tratamento que não envolvem remédios, pode ser indicado cirurgia (artroplastia) de joelho e quadril

O que você pode fazer para ajudar sua artrose/osteortrite?

Não sobrecarregar o corpo com aumento do peso

Atividade física de forma rotineira para o reforço muscular

Comer bem

Trocar sapatilhas, rasteirinhas, salto alto, chinelos e sapatilhas por sapatos estilo tênis e percatas