Infiltração articular: você sabe o que é?

A infiltração articular é um procedimento médico, em que é realizada uma injeção com medicação na articulação inflamada. Em geral são utilizados corticóides (como betametasona e triancinolona) e ácido hialurônico.
Na injeção com corticóide também há uso de anestesia (lidocaína).

Quem tem indicação de fazer infiltração?
Em geral, nas articulação inflamadas, com excesso de líquido inflamatório, é optado pela retirada desse líquido, processo chamado de artrocentese e logo depois injetado o medicamento.
Paciente com doenças reumáticas como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, osteoartrite/artrose, doença de Still, entre outras, caso apresentem alguma articulação persistentemente inflamada tem indicação desse tratamento, para evitar dano maior (destruição) causado por essa inflamação localizada por muito tempo na articulação.
Outras indicação de infiltração: ombro, joelho, cotovelo, punho, túnel do carpo, epicondilite, pata de ganso (anserina), De Quervain

A infiltração é realizada só na articulação?
Não, a infiltração pode ser realizada também nas regiões perto da articulação, ou seja, periarticular, locais chamados de tecidos moles: chamado de infiltração de “partes moles”. Exemplos dessa infiltração periarticular são os reumatismo de partes moles: bursites e tendinites, tais como bursite de pata de ganso/bursite anserina, bursite trocantérica, tendinopatia de supraespinhal, bursite do ombro, ente outras.
Além disso, quem sofre com dor miofascial, também pode ser submetido a infiltração dos “pontos-gatilhos” de dor, com uso de lidocaína, também conhecida como xilocaína

A infiltração articular dói?
Em geral, a infiltração dói devido, principalmente, a condição inflamada do local. Além disso, há áreas mais sensíveis do corpo, quando comparadas com outras regiões, como as mãos.

Você precisa mesmo fazer infiltração?
Em muitos casos esse é o tratamento recomendado para melhora da inflamação e da dor, de forma mais ráída e segura.

Há contra-indicação para a infiltração?
Se você tem alguma infecção de pele próxima do local, está com alguma infeção, tem alergia aos medicamentos utilizados e tem diabetes mellitus descompensada não está indicado a infiltração com corticóide.

Há alguma efeito adverso da infiltração?
O uso do corticóide pode descompensar de forma temporária a glicemia. Além disso, pode ocorrer mancha no local da injeção. Em casos raros, a infiltração também pode romper estruturas dentro do joelho e favorecer infecções.
E por isso ela deve ser bem indicada e realizada por um médico. Há situações em que os benefícios são maiores que o risco e a decisão de realizar o procedimento é algo em conjunto entre médico e paciente. Você não deve ter medo caso tenha indicação de fazer infiltração.

1 comentário em “Infiltração articular: você sabe o que é?”

1. Pingback: Bursite anserina ou de pata de ganso: uma causa frequente de dor no joelho - Dra Natasha Valente Reumatologista