Quem pode consultar na telemedicina?

A telemedicina é uma tecnologia que visa facilitar o acesso a consulta. Foi autorizada no Brasil durante a pandemia de COVID-19.

Quem pode se beneficiar?

Pacientes de risco, idosos ou que não querem se expor nesse período de pandemia.

Como funciona a consulta por telemedicina em reumatologia?

Nessa modalidade de atendimento, por meio ligação através de aplicativos seguros, podemos conhecer a história do paciente, suas queixas, avaliar exames e observar algumas alterações no corpo, que estejam visíveis.
Não temos como realizar o exame físico, então, em pacientes que necessitam de exame físico detalhado, a consulta por telemedicina fica prejudicada.

O médico pode, durante o atendimento, identificar alguma situação de urgência, solicitar exames e, se preciso, orientar ao paciente que procure um serviço de urgência/emergência. Os documentos (exames, receitas, laudos) médicos são enviados de forma digitalizada.

Iniciei atendimento médico por meio de telemedicina ano passado. Em momentos de lockdown e piora do cenário da pandemia, certamente é uma ferramenta indicada. Dessa forma, o paciente consegue manter o acompanhamento com seu médico para controle e investigação de doenças.

Você tem alguma dúvida sobre telemedicina?