O que é Lúpus eritematoso sistêmico?

O lúpus eritematoso sistêmico é um doença autoimune, ou seja, que ocorre devido uma desorganização das células do sistema imunológico. Essas células são responsáveis por diversas funções no nosso corpo, entre elas, combate a infecções e agentes desconhecidos que invadem nosso organismo.

Em que idade o lúpus acontece?
O lúpus costuma acometer mais as mulheres na idade fértil, ou seja, entre 15 e 35 anos.

Como saber se estou tendo sintomas de lúpus?
O lúpus costuma se manifestar com mancha vermelha no rosto (chamada de eritema malar e conhecida como asa de borboleta), dor e inchaço nas articulações, queda intensa de cabelo, sensação de dor no peito e falta de ar, anemia. O lúpus também pode inflamar os rins e a pista para essa inflamação é observar se sua urina está espumosa

O lúpus tem cura?
Não, o lúpus é um doença que não tem cura, mas tem controle.

O lúpus aparece nos exames?
Sim, para o diagnóstico do lúpus utilizamos exames de sangue e, em aguns casos, exames de imagem.
Os principais exames avaliados no lúpus são: FAN, VHS, PCR, hemograma, creatinina, proteinúria de 24 horas, c3 e c4. Além disso, existem outros anticorpos muito presentes no lúpus, como: anti-SM, anti-DNA e anti-RO

Como é o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico?
O tratamento envolve uso de corticoides, hidroxicloroquina e medicações imunossupressoras como azatioprina, micofenolato de mofetil, ciclofosfamida, cicloscoporina e imunobiológicos.
Também é preciso muito controle quanto a exposição ao sol, pois já está comprovado que tanto a luz do sol como das lâmpadas de casa pioram a doença. Use protetor solar sempre!

Qual o risco da doença?
O lúpus pode ser uma doença muito grave, dependendo da manifestação ele pode atingir rins, pulmão, coração e cérebro, também pode levar a tromboses. Por isso é muito importante procurar atendimento médico se tiver apresentando alguns desses sinais citados aqui e não esperar, pois sua vida pode estar em risco. Quando antes chegarmos ao diagnóstico e iniciarmos um tratamento, maior a possibilidade do controle da doença chegar mais rápido.


Procure um médico reumatologista.

Tem alguma dúvida sobre doença reumática? Deixe nos comentários!

Não esqueça de seguir minhas redes sociais para receber informações sobre reumatismos:

Instragram: https://www.instagram.com/natashavalente.reumato
Facebook: https://www.facebook.com/natashavalentereumato
Youtube: Entendendo o reumatismo

Dra Natasha Valente – Reumatogista
CRM PA 12884 / RQE 7473

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *