O que é a dor miofascial?

A síndrome da DOR MIOFASCIAL se caracteriza por dor profunda no músculo, em locais específicos, chamados de “trigger points” (pontos-gatilho). A dor piora com a palpação local e conseguimos sentir a tensão muscular. Essa dor pode irradiar para outras áreas próximas do ponto gatilho. Em alguns casos é tão DOLOROSO que limita os movimentos do corpo.

Nesta síndrome podem estar também presentes: distúrbios do sono, postura incorreta em casa ou no trabalho, estresse, alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre).

Como é o diagnóstico da dor miofascial? Quais os sinais?

O diagnóstico não é tão simples assim como no vídeo, mas na maior parte dos casos o quadro de dor relatada é muito semelhante entre os pacientes. Os exames de laboratório e de imagens não são obrigatórios, na grande maioria dos casos eles não estão alterados.

Como é o tratamento da dor miofascial?

A síndrome de dor miofascial faz parte do grupo que denominamos “reumatismo de partes moles”. O tratamento é INDIVIDUAL, cada paciente necessitará de abordagem diferente para sua condição de dor, podendo envolver medicações, fisioterapia e até agulhamento do ponto-gatilho. Sim, uma injeção ou “agulhada” no músculo pode ser necessária. O tratamento correto e o seguimento das orientação médica é ideal para que não se torne uma condição com dor crônica, bem mais difícil de tratar.

Tem alguma dúvida sobre doença reumática? Deixe nos comentários!

Não esqueça de seguir minhas redes sociais para receber informações sobre reumatismos:

Instragram: https://www.instagram.com/natashavalente.reumato
Facebook: https://www.facebook.com/natashavalentereumato
Youtube: Entendendo o reumatismo

Dra Natasha Valente – Reumatogista
CRM PA 12884 / RQE 7473

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *