A artrite reumatóide é um doença de caráter autoimune genético, ou seja, quem desenvolve a doença herda genes da família. Mas não adianta apenas isso, é necessário fatores externos, como infecções, traumas e outros desequilíbrios no organismo que acontecem ao longo da vida.
Hoje sabemos que infecções de origem bucal/dentária e o tabagismo estão diretamente relacionados com o desenvolvimento e descrontrole da artrite reumatóide
Quem tem mais chande de ter artrite reumatóide?
A artrite reumatóide costuma ser mais frequente em mulheres acima de 35 anos.
Como indentificar os sinais da artrite reumatóide?
A artrite, ou seja, a inflamação nas articulações (juntas) do corpo provocam dor, inchaço, sensação de quentura local, rigidez nas articulações (que é uma sensação de está tudo endurecido/travado). As articulações ficam dessa forma:
Além disso, os pacientes podem apresentar febre (tenha sempre um termômetro em casa), perda de peso, queda de cabelo, dificuldade para dormir.
A artrite reumatóide aparece em exames? Como é o diagnóstico?
Utilizamos alguns exames de sangue e imagem para o diagnóstico da artrite reumatóide, como: fator reumatóide, VHS, PCR, raio-x e ultrassom de mãos.
A artrite reumatóide é uma doença muito séria e que deforma. Quando as deformidades estão visível, não temos como retornar a articulação ao normal, porém necessitamos controlar a doenças, pois ela também pode acometer pulmões, coração e rins, por exemplo.
E como tratar a artrite reumatóide?
O tratamento inicial é baseado em corticóide, porém o objetivo é a retirada dessa medicação assim que o paciente está melhor do quandro da inflamação. Para isso utilizamos medicações para controlar essa inflamação, como o metotrexato, leflunomida, sulfassalazina, hidroxicloroquina e imunobiológico.
Não podemos chamar a artrite reumatóide apenas de artrite, ela tem nome e sobrenome. É importante essa diferenciação pois há outras doenças que causam também artrite, como a osteoartrite (artrose).
Se você está acordando com inchaço, dor e sensação de rigidez nas articulações, procure um médico reumatologista! A artrite reumatóide não tem cura, mas ela tem controle e tudo depende do momento em que você inicia o tratamento. Quanto antes, melhor!
Tem alguma dúvida sobre doença reumática? Deixe nos comentários!
Não esqueça de seguir minhas redes sociais para receber informações sobre reumatismos:
Instragram: https://www.instagram.com/natashavalente.reumato
Facebook: https://www.facebook.com/natashavalentereumato
Youtube: Entendendo o reumatismo
Dra Natasha Valente – Reumatogista
CRM PA 12884 / RQE 7473
Gostaria de saber tudo sobre artrite reumatóide
Continue me acompanhando por aqui pelo meu site ou nas minhas mídias sociais (é só clicar na imagem do YouTube, Instagram ou Facebook no final do site). Ainda terei muitos posts programados sobre artrite reumatóide
Espero ter ajudado com essas informações.